quinta-feira, 27 de maio de 2010

APESAR DE VOCÊ (1970)

Em agosto de 1959,a gravadora Odeon,lançou um compacto simples,que iria revolucionar a musica popular brasileira. Na face do lado ¨B¨a composição do cantor João Gilberto ,¨Bim Bom¨ e na face ¨A¨ a hoje histórica ¨Chega de Saudade¨ de Tom Jobim e Vinicius de Moraes musica que 51 anos depois, ainda esta influenciando músicos, de todo o planeta. Fazia pouco tempo que nosso pais havia visto nascer uma nova e talentosa geração de novos compositores, isto quando mal saia do governo do Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961) e também da segunda grande guerra mundial. No Brasil, o estado de direito ainda engatinhava, quando foi sacudido pelo trauma do suicídio de Getulio Vargas,em 24 de agosto de 1954. Mesmo com as tentativas da UDN e do jornalista Carlos Lacerda de impedir a posse de Juscelino, ele foi eleito, e tomou posse precisamente a 31 de janeiro de 1956. O novo presidente, com sua visão de estadista, imediatamente solicitou ao congresso a suspensão do estado de sitio, e aboliu a censura a imprensa.

O Brasil atravessava uma fase de razoável desenvolvimento econômico, e também de verdadeira euforia cultural. Nosso cinema vivia uma época de modernismo e grandes novidades, Exemplo: ¨Rio 40 Graus¨de Nelson Pereira dos Santos,que seria reconhecido como o marco inicial do que se convencionou chamar de ¨Cinema Novo¨. Nosso teatro também dava show, com Gianfrancisco Guarnieri encenando a peça ¨Eles não usam Black Tie¨. Em S.Paulo no ano de 1958 se criava o teatro oficina. Na Suécia o Brasil lavava a alma de todos os brasileiros com um verdadeiro¨balé¨de futebol,encenado por Pelé, Tostão, Gerson e o verdadeiro mago apelidado de Garrincha. Era o Brasil dos nossos sonhos, que estávamos vivendo, naquela época.

Neste tempo, Chico Buarque de Holanda era um adolescente, nascido no Rio de Janeiro no dia 19 de junho de 1944. Foi o quarto filho entre os sete que tiveram o casal Sergio Buarque de Holanda – Historiador – e D. Maria Amélia Cesário Alvim. Dois anos depois, Sergio foi convidado para dirigir o Museu do Ipiranga e a família então mudou-se para a capital de S.Paulo,onde nasceram as três irmãs mais novas de Chico.

Em 1961 assume a presidência da Republica, o ex governador de S.Paulo, Jânio Quadros, que renuncia, após sete meses de mandato. Assume o vice, João Goulart,mal visto pelos militares que o consideravam homem de esquerda. Em 1963, Chico ingressa na FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S.Paulo) mais por falta de alternativa do que por opção. S e engaja no movimento estudantil, definitivamente contra o golpe de estado,que depõe João Goulart em 31 de março de 1964.

Com a revolução,o sol de liberdade que iluminava os céus do Brasil,foi turvado pelas nuvens escuras do autoritarismo,da perseguição, da truculência. Centenas de brasileiros foram perseguidos,e alguns desapareceram para sempre.Parte da nossa intelectualidade e boa parte dos artistas jovens e conscientes,tiveram que buscar abrigo em outros países,como Caetano Veloso,e Gilberto Gil,que foram morar na Inglaterra. Chico, Toquinho foram para a Itália,alem de outros mais. Chico embarcou para a Itália no dia 13 de dezembro de 1968,para gravar um disco,e resolveu ficar por lá até março de1970,esperando que as coisas por aqui,¨esfriassem¨ um pouco

Sua volta se deu por conta do apoio que recebeu de André Midani, diretor de sua gravadora, que lhe assegurou estarem as coisas por aqui, ¨Melhorando¨,fato que Chico constatou ser o inverso,quando aqui chegou. Imediatamente, externou seu desapontamento,com a composição ¨Apesar de Você¨que entre outras coisas afirmava: ¨Você vai pagar,e é dobrado/Cada lagrima rolada/ Neste meu penar.¨

Por incrível que pareça, este destemido recado a ditadura,passou pela censura,e foi lançado por Chico num compacto simples, que estourou nas rádios e vendeu de cara algo em torno de cem mil discos,até que a ditadura entendeu o recado,proibiu a musica, e recolheu e quebrou todos os discos. Mas esqueceram-se de quebrar a matriz, que imprimiu alguns milhares de novas cópias, tão logo a ¨tempestade passou¨.

Nenhum comentário:

Postar um comentário